Jóhanna Sigurðardóttir torna-se a primeira mulher homossexual assumida a ser chefe de governo. Casou-se com Þorvaldur Steinar Jóhannesson em 1970, de quem teve dois filhos. Depois do seu divórcio, a autora e dramaturga Jónína Leósdóttir passou a ser sua parceira. Jóhanna Sigurðardóttir foi eleita presidente da Islândia a 8 de Julho de 1987.
▼
Jóhanna obteve a união civil com Jónína em 2002 e casaram-se a 27 de junho de 2010, no primeiro dia de vigência do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Islândia, aprovado por unanimidade pelo parlamento.
Jóhanna Sigurðardóttir é uma social-democrata e o mais antigo membro do parlamento Islandês. Em 1994, quando perdeu uma oferta para dirigir o Partido Social-Democrata, ela ergueu o punho e declarou "Minn Timi mun koma!" ("A minha hora vai chegar!"), uma frase que se tornou numa expressão muito popular na Islândia.
Em 2009, finalmente tornou-se primeira-ministra e a revista Forbes listou-a entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo.
Em Setembro de 2012, Jóhanna anunciou que não iria tentar a reeleição e iria aposentar-se da vida política.
NOTA:A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGEM:Foto de Jóhanna Sigurðardóttir •
VIDEO: Jóhanna Sigurðardóttir discursa no WorldPride 2014, em Toronto.