Craig Venter
anuncia a sintetização da primeira forma de vida artificial. Ele e a sua equipa criaram a primeira célula completamente funcional, capaz de se reproduzir, controlada por ADN sintético.
▼
Venter fundou a empresa Celera Genomics, The Institute for Genomic Research e o J. Craig Venter Institute, onde trabalha atualmente, desenvolvendo pesquisas acerca da criação de organismos biologicamente sintéticos e publicação de descobertas genéticas no campo da oceanografia. Venter fez parte da lista publicada pela revista Time em 2007 e 2008, como uma das pessoas mais influentes do mundo.
Em Maio de 2010 Craig Venter anunciou o que foi rapidamente considerado o primeiro grande avanço científico do milénio, ao sintetizar pela primeira vez vida artificial. A criação de uma célula através de código gerado por computador, criando os cromossomas para quatro compartimentos de químicos, tranferindo esses cromossomas para uma nova célula de bactéria e transformando-a numa célula de uma nova espécie sendo portanto a primeira auto-reprodutiva espécie no planeta cuja patente é gerada através de um computador.
NOTA:A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGENS:Foto de Craig Venter •
Célula artificial. •
VIDEO: Craig Venter desvenda a célula sintética (TED).