Kathryn Bigelow torna-se a primeira mulher a receber um oscar para melhor realização. Recebeu o prestigioso prémio pela direcção do filme "The Hurt Locker". Com este filme foi também a primeira mulher a ganhar o "Directors Guild of America Award", o prémio BAFTA de Melhor Direção e os "Critics' Choice Award" para Melhor Realizador. Bigelow tornou-se também a primeira mulher a ganhar o "Saturn Award" de Melhor Realizador em 1995 pelo filme "Strange Days".
▼
Após o seu filme triunfar nos prémios da Academia com seis Oscars e ela se tornar a primeira mulher a vencer a categoria de melhor direção, Bigelow graduou-se em diplomacia ao esquivar-se a perguntas desagradáveis por repórteres no final da cerimónia.
Um dos rivais da cineasta nas principais categorias do Oscar era um homem do seu passado, o ex-marido James Cameron, cuja ficção-científica "Avatar" também foi indicada para melhor filme e melhor direção. Ambos prémios arrecadados por ela.
Nos bastidores, Bigelow manejou muito bem as perguntas dos jornalistas sobre Cameron, que estava sentado logo atrás dela e participou da ovação enquanto ela recebia o Oscar de direção.
"Jim é muito inspirador. Acredito que ele inspira cineastas ao redor do mundo, e sobre isso, acho que posso falar em nome de todos. Somos bastante agradecidos a ele", disse Kathryn Bigelow.
NOTA:A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGEM:Foto de Kathryn Bigelow •
VIDEOS: Kathryn Bigelow Wins Best Directing: 2010 Oscars. • Lesley Stahl entrevista Kathryn Bigelow no programa '60 Minutes'