Harald zur Hausendescobre o vírus do papiloma humano (HPV), vírus
sexualmente transmissível, associado ao desenvolvimento do carcinoma do
colo do útero, verrugas e outras patologias anogenitais. Pelos seus
estudos nesta matéria, Hausen foi galardoado com o prémio Nobel da Fisiologia/Medicina em 2008.
▼
O campo específico da pesquisa de zur Hausen é o estudo dos oncovírus. Em 1976, ele publicou a hipótese de que o vírus do papiloma humano desempenha um papel importante na causa do cancro cervical.
Em 1983, juntamente com os seus colaboradores, ele identificou os vírus HPV16 e HPV18 em cancros cervicais. Esta pesquisa contribuiu diretamente para o desenvolvimento de uma vacina que foi introduzida em 2006.
Harald zur Hausen é também creditado com a descoberta do vírus que causa as verrugas genitais (HPV 6) e um vírus do papiloma macaco linfotrópico que é um parente próximo a um vírus do papiloma humano recentemente descoberto de células de Merkel, bem como técnicas para imortalizar células com o vírus Epstein-Barr e induzir a replicação do vírus, utilizando ésteres de forbol.
O seu trabalho sobre o vírus do papiloma no cancro cervical recebeu uma grande dose de crítica científica na apresentação inicial, mas posteriormente foi confirmado e estendido a outros vírus do papiloma de alto risco.
NOTA:A informação exposta neste artigo foi seleccionada através de uma compilação de dados obtidos no correspondente artigo na wikipedia. IMAGEM:Foto de Harald zur Hausen •
VIDEOS: Entrevista pela Conferência de 2013 da Sociedade de Microbiologia Geral
“Eu acredito na intuição e inspiração. Imaginação é mais importante que conhecimento. Enquanto o conhecimento é limitado, a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução. Ela é, estritamente falando, um factor real na pesquisa científica.” Albert Einstein - Enunciador da Teoria da Relatividade. Eleito por 100 físicos célebres como o mais memorável físico de todos os tempos.